Fitoterapia – Prevenção e Tratamento

Equipe Instituto Plena

Equipe Instituto Plena

Integrando o Ser

Por Maria Angélica Fiut (nutricionista e fitoterapeuta)


Fitoterapia é uma terapia terapêutica que utiliza como plantas medicinais e os fitoterápicos (medicamentos exclusivamente de plantas medicinais). Esta prática é originada das medicinas tradicionais e validada pela ciência, caracterizada pela prescrição individualizada de plantas ou formulações contendo fitoterápicos de reconhecidas ações farmacológicas para as mais variadas patologias.

O uso de plantas medicinais foi o começo para o tratamento de doenças e com o avanço das ciências este uso foi aprofundado e certificado por estudos. Hoje os fitoterápicos são usados ​​para controle e prevenção de doenças com redução de efeitos causados. Distúrbios do sistema nervoso (ansiedade, insônia), hormonais (Síndrome do Climatério, TPM), metabólicos (obesidade, hipertensão, diabetes), e muitos outros tem tido um resultado satisfatório quando aliamos a fitoterapia. Portanto, pode ser tanto PREVENTIVA, quanto CURATIVA.

O nutricionista, quando tem uma formação em fitoterapia, pode fazer isto adicionando plantas medicinais na alimentação, orientando e ensinando o correto uso de um chá medicinal, ou ainda prescrevendo uma fórmula de fitoterápicos que pode ser feita em uma farmácia de manipulação.

Quando você para fazer um chá medicinal precisa saber onde estão concentrados os princípios ativos: folhas, flores, cascas, raízes, sementes, frutos … e onde os estudos comprovam ter mais efeito para determinada doença? Cada planta medicinal possui sua parte correta para uso. Algumas plantas inclusivas vão ter ações medicinais diferentes, dependendo da parte útil, então o sabre é fundamental para um resultado correto. As formas farmacêuticas magistrais mais utilizadas para as plantas medicinais são as cápsulas, sachês, tinturas, xaropes, pomadas e cremes. Mas posso colocar as plantas medicinais também dentro de um chocolate, uma goma ou um pirulito, tornando este terapêutico.

Na minha prática de nutricionista utilizando um conjunto de medidas para obter um melhor resultado no tratamento; aliando a alimentação, com mudança de hábitos de vida e, quando necessário, o uso de fórmulas magistrais em fitoterapia e ou nutracêuticos.

É importante destacar que há contraindicações quando fazemos uso de plantas medicinais, por isto faz –se necessário a prescrição e o acompanhamento por um profissional de saúde.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA :

ANVISA, Brasil. Resolução RDC nº 26, de maio / 2014 – purificação sobre o registro de medicamentos fitoterápicos e o registro ea notificação de produtos tradicionais fitoterápicos, 2014.

FIUT, MA, et al. A Prática clínica em fitoterapia magistral: uma experiência interprofissional da Associação Brasileira de Fitoterapia . Vittalle . v. 30, n. 1 (2018) 152-158.

SAAD, G.; EU.; Leda, PH; Sá, IM; Seixlack, AC. Fitoterapia contemporânea: tradição e ciência na prática clínica. 2 a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Fonte da Imagem destacada: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/fitoterapia-e-plantas-medicinais/

Compartilhe: